Hoje vamos te ajudar a entender qual é a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago e qual pode te gerar mais resultados. Mas, antes de discorrermos sobre as diferenças, vamos compreender o que cada um significa.
Tráfego Orgânico
Como mencionamos anteriormente, há dois tipos de tráfego no marketing digital: o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago, e vamos tratar de suas principais características.
A principal característica e vantagem do Tráfego Orgânico é não possuir custos diretos. Isto é, as visitas desse tipo de tráfego alcançam o site ou blog de sua empresa por meio de pesquisas nas páginas de buscas do Google, por exemplo.
Ou seja, você não paga diretamente pelos cliques das visitas, mas indiretamente você precisou gastar com seu site/blog.
E isso quer dizer que, quando você usa uma palavra que possui em sua empresa/site uma ferramenta de pesquisa com o intuito de melhorar o ranqueamento de seus domínios, o seu negócio aparecerá entre os resultados exibidos.
No entanto, não será uma boa coisa se estiver entre os últimos resultados, pois já foi comprovado pela pesquisa da Moz, que em média 71,33% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página.
Mas, para melhorar e potencializar isso, você precisará produzir conteúdos utilizando as práticas de SEO (escolher as palavras-chave exatas referente ao seu negócio) e investir em estratégias de Marketing de Conteúdo, para desenvolver conteúdos otimizados que ajudará sua empresa a ser encontrada com mais facilidade através das ferramentas de pesquisas.
Tráfego Pago
Já o Tráfego Pago é aquele que exige investimento direto, ou seja, você paga para o seu conteúdo aparecer em determinados espaços.
Sabe quando você faz uma pesquisa nas páginas de busca do Google e os primeiros resultados são identificados com a tag “Anúncios”?
Então, ao clicar em um desses anúncios você é direcionado para um site, o qual chegou por meio de um resultado pago.
Isto é, você paga para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa. Você pode fazer isso através de anúncios com palavras-chave que deseja escolher e, você somente precisará pagar quando clicarem em seu anúncio.
É importante lembrar que para manter seu tráfego pago constantemente é necessário sempre ter anúncios ativos. Caso contrário, se não houver anúncios esse tipo de tráfego decairá.
Um tipo de investimento que pode ser feito é nas mídias pagas, onde os conteúdos de seu blog ou site podem ser impulsionados.
Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: Qual escolher e qual irá gerar mais resultados?
Um dos principais pontos que se deve levar em consideração para investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico e/ou tráfego pago, são fatores como: custo-benefício, objetivo, recursos disponíveis e urgência de resultados nas páginas de busca do Google.
As duas formas de estratégias têm seus pontos positivos e negativos. O tráfego orgânico é gratuito, o que faz com que sua empresa economize, e ainda assim, obtenha resultados através das práticas de SEO, por exemplo.
Já o tráfego pago, consegue gerar resultados de vendas mais rápidas com facilidade, atingindo longos alcances rapidamente.
Mas, a melhor estratégia é a combinação entre o tráfego orgânico e o tráfego pago. Pois, o tráfego orgânico traz resultados apenas após um determinado tempo. Enquanto, em paralelo a isso, o tráfego pago impulsiona sua empresa já nas primeiras semanas.
Portanto, é importante que você saiba que tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago se complementam e não existe um melhor que o outro. Ambos irão te proporcionar melhores resultados.
Esperamos que você tenha compreendido as suas diferenças. Se isso aconteceu, saiba que pode contar conosco na hora de investir.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.
Até mais!