Relacionamento com a marca no Instagram

No mundo das redes sociais recebemos diariamente uma infinidade de conteúdos nos mais variados formatos e entre eles também recebemos anúncios de produtos e serviços sendo vendidos. Isso cria uma expectativa nas empresas que estão ingressando, principalmente no Instagram, que vender nessa rede social é algo simples e fácil.

Esse é o caminho para o erro, porque após as primeiras postagens, o empreendedor sente-se frustrado e não entende porquê ninguém engajou e nem sequer fez contato com sua empresa.

Vamos explicar como você que empreende pode entender melhor o Instagram para usar de forma benéfica para sua marca e conseguir construir um público que se interesse por seus produtos e serviços.

Popularidade do Instagram

Utilizado por 49% dos internautas brasileiros, o Instagram é a rede social mais popular do país. Dados da pesquisa Instagram no Brasil*, realizada pela Opinion Box, ressalta ainda mais a já conhecida importância do Instagram para as estratégias de relacionamento entre marcas e clientes.

Estreitar essa relação entre a sua marca e a sua audiência é o primeiro passo para gerar interesse no que você tem a dizer antes mesmo do que você tem a oferecer para comprar.

Confiança antes de tudo

Imagine que você está em busca de um apartamento para comprar e vê o anúncio no Instagram de uma imobiliária. Você confiaria no primeiro momento? Se sua resposta foi não, então você entende o motivo pelo qual sua empresa não venderá tão facilmente nessa rede social.

Antes de comprar algo, independente do preço dessa compra, as pessoas buscam indicações e, falando do mundo digital, vão procurar as avaliações. No caso do Instagram, o primeiro lugar são os comentários. Mas, se você é novo na rede social e ainda não tem engajamento, como vão ver os comentários?

Aí entra o trabalho constante. É preciso ter consistência e frequência na entrega de conteúdos, sempre pensados com estratégia e se colocando no lugar do seu público que irá acessar o que você tem a dizer, o que a sua marca promete e o que ela, de fato, realiza.

Por isso, o Instagram deve ser a rede social na qual você construirá um relacionamento com a sua audiência para, depois, após uma longa conversa, ela sentir confiança na sua empresa. A partir daí, esta audiência terá vontade de engajar nos posts, para somente então pesquisar seus produtos e serviços para consumir.

Estratégias no Instagram

Agora que você já conhece como o público do Instagram interage com os conteúdos e marcas, confira abaixo algumas estratégias que você pode usar para trazer interesse, engajamento e futuras vendas para o seu negócio nessa rede social.

  • Ofereça conteúdos de valor: Entenda que as pessoas buscam conteúdos que gerem identificação para terem interesse em ler ou assistir. E para ter engajamento, ou seja, para que sua audiência tenha vontade de conversar com sua marca, é preciso mostrar o que você tem a dizer para o mundo e dar bons motivos para as pessoas quererem criar uma conexão com a empresa.
  • Tenha aliados da marca: Cada vez mais valorizado em campanhas publicitárias, o Marketing de Influência encontra terreno fértil para crescer no Instagram. Na Pesquisa da Opinion Box citada acima, 70% dos respondentes afirmam seguir ao menos um influenciador – cujas indicações levaram 61% dos consumidores a adquirir ou consumir novos produtos e serviços.
  • Conheça sua audiência: Atualmente, os stories oferecem ferramentas de interação que permitem conhecer quem está acompanhando seu perfil no Instagram. Uma delas são as enquetes, que você pode usar para saber mais do que seu público gosta.
  • Acompanhe as tendências da rede social: É importante ter sempre atenção às tendências como: produção de vídeos, músicas, assuntos que estão em alta no Instagram, os famosos “virais”. Se souber usar a favor da sua marca, há uma grande possibilidade de conseguir mais pessoas te notando. Mas, lembre-se que nem todas “as ondas devem ser surfadas”, é preciso saber qual hype faz sentido para sua empresa.

Depois de conhecer um pouco mais sobre essa rede social, deu pra perceber que nenhum sucesso acontece do dia para a noite no Instagram, não é mesmo?

Muitos seguidores podem se conectar e se identificar com sua marca e não consumir imediatamente, mas a admiração e todos os outros sentimentos que terão, ou seja, o posicionamento que a sua marca terá na lembrança da sua audiência, fará toda a diferença quando precisarem escolher entre você e seu concorrente.

Por isso, trabalhar bem a sua marca em diversos canais de contato é fundamental para conseguir ser descoberto, vender seus produtos e serviços e construir um relacionamento com o consumidor.

Aqui na a.ndc pensamos na sua marca com uma visão ampla para que seus negócios prosperem cada vez mais! 

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*https://materiais.opinionbox.com/pesquisa-instagram