4 Campanhas de marketing inclusivas de sucesso

Já falamos anteriormente aqui sobre a importância da representatividade nas campanhas publicitárias (se você ainda não leu, pode ler aqui). Mas, você já viu as marcas que investem nesse tipo de marketing em suas campanhas?

Se ainda não teve a oportunidade, vale a pena buscar por esses cases de sucesso na internet . Tenho certeza que você terá uma perspectiva mais profunda sobre o marketing inclusivo após conhecer os impactos de cada campanha que vamos apresentar.

1. Nike – “Dream Crazy”

A campanha “Dream Crazy” da Nike, lançada em 2018, apresentou Colin Kaepernick, ex-jogador da NFL e ativista dos direitos civis.

A campanha gerou debates e discussões significativas, mas ao mesmo tempo, destacou-se por abordar questões raciais e de injustiça social de maneira corajosa e inovadora.

Dream Crazy” foi nomeado para um Emmy na categoria Outstanding Commercial 2019.

2. Dove – “Real Beauty”

A campanha “Real Beauty” da Dove é uma iniciativa ativa até hoje, com objetivo de desafiar os padrões tradicionais de beleza.

Lançada em 2004, a campanha inclui mulheres de diferentes tamanhos, etnias e idades, promovendo a mensagem de que a beleza vem em todas as formas e tamanhos.

A marca preocupa-se em nunca apresentar imagens inatingíveis, manipuladas ou impecáveis da beleza perfeita, feitas por ferramentas de retoque de imagens.

A Dove tem a missão de assegurar que a próxima geração cresça desfrutando de uma relação positiva com a própria imagem. A campanha ajudou a mudar a conversa em torno da imagem corporal e da autoestima.

3. Microsoft – “Changing the Odds”

A campanha “Changing the Odds” da Microsoft apresentou em 2021 uma jovem chamada Braylon O’Neill, que nasceu sem pernas e utiliza próteses para se locomover.

A campanha mostra como a tecnologia da Microsoft está ajudando a melhorar a vida de pessoas com deficiência e destaca a importância da inclusão.

4. Airbnb – “We Accept”

Em 2017, o Airbnb lançou a campanha “We Accept”, que promoveu a diversidade e a inclusão entre seus anfitriões e hóspedes. A campanha incluiu histórias de pessoas de diferentes origens e culturas que compartilhavam suas casas e experiências. 

A iniciativa também incluiu a criação de um fundo de ajuda aos refugiados, destacando a responsabilidade social da marca.

Para trazer mais visibilidade à campanha, a marca optou por fazer uma publicidade de 30 segundos no maior evento desportivo dos EUA: O Super Bowl!

Os números em geral para a marca foram bem satisfatórios e pode-se considerar que a campanha foi um sucesso nas redes sociais. Melhor do que isso, foram os resultados sociais significativos, como a inscrição de 15.400 anfitriões para serem voluntários e 145 mil dólares que foram doados ao IRAP (International Refugee Assistance Project).

Campanhas de marketing inclusivo são necessárias, inovadoras e geram resultados positivos para as marcas. Porém, é importante ressaltar que é preciso que as atitudes dentro dessas empresas sejam condizentes com o discurso que elas transmitem em suas campanhas e isso faz parte da consistência de uma marca.

Se você quer saber como aplicar o marketing inclusivo na sua empresa e se comunicar de forma alinhada a esse posicionamento, estamos te esperando para conversar!

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