Inteligência artificial x Conteúdo humano : O que gera mais resultado?

É inegável o quanto a Inteligência artificial tem permeado todos os espaços, experiências do usuário e principalmente as conversas, desde as mais informais até os ambientes corporativos.

E quando falamos sobre produzir conteúdo no marketing, fica o questionamento: Afinal, os conteúdos gerados por Inteligência Artificial têm mais relevância do que aquele gerado por humanos?

Grandes personalidades do marketing debatem o uso excessivo dessas ferramentas, as melhores formas de utilizá-las e suas consequências, e levantam questões sobre os resultados de conteúdos gerados por IA em comparação com aqueles criados por humanos. Então, te convido a participar desse debate com a gente!

Conteúdo Humano X Conteúdo gerado por IA 

Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital e reconhecido entre os Top 100 empreendedores com menos de 30 anos pelo ex-presidente Obama, compartilhou em suas redes sociais dados de uma pesquisa, mostrando que, apesar da Inteligência Artificial tornar o trabalho mais ágil, quando se trata da produção de conteúdo, aquele gerado pelo ser humano tem mais relevância e gera mais resultado que o conteúdo gerado por IA. 

Isso se dá, porque, segundo Neil, em um cenário onde a tecnologia deixa todo mundo igual, se destaca quem entrega o único, com experiência, autoridade, confiança e expertise. 

Uso da IA no trabalho de marketing 

A Hubspot conduziu uma pesquisa que mostrou que 68% dos líderes de marketing usam automações e tecnologias em diferentes processos. Entre eles, estão: brainstorm e sugestão de ideias, planejamento de SEO, criação e atualização de conteúdo. 

Imprecisão de dados  

Outro ponto mencionado na pesquisa da HubSpot é a incoerência e incompatibilidade da informação dos conteúdos gerados por IA.  Nas equipes de marketing, 50% dos profissionais entrevistados afirmam que encontraram informações incorretas e isso é um alerta sobre a responsabilidade ao utilizar essa ferramenta. 

Atualização do Google: Guerra contra a baixa qualidade e o spam

A nova atualização do Google de Março de 2024, o Core Update, está alinhada com os estudos recentes sobre o uso da IA para criar conteúdo e foca em pontos como: melhoria no ranking de qualidade, novas políticas anti-spam, redução de resultados não originais, penalidades manuais em sites que não seguem as diretrizes do Google. Prova disso são os diversos relatos de sites que, após essa atualização, informaram que estavam sendo totalmente desindexados, “desaparecendo” do motor de busca. 

O Google busca com isso, melhorar a qualidade das pesquisas, priorizando conteúdo original e relevante, ou seja, quanto maior o envolvimento humano especializado, mais resultado orgânico será obtido. 

Conclusão

Portanto, a conclusão que chegamos é, que podemos usar a Inteligência Artificial para alguns processos, mas jamais deixar de revisar, editar. O toque humano é indispensável para entregar qualidade e resultados dos conteúdos.  

A tecnologia deve estar a favor do nosso trabalho, mas deve ser utilizada com moderação, otimizando o tempo da equipe sem deixar de lado a criatividade humana que ainda não pode ser substituída. 

Aqui na a.ndc fazemos o uso consciente da tecnologia e entendemos o valor das produções humanas para levar conteúdo relevante e humanizado para sua marca.  

Fale conosco e saiba como podemos trazer resultados para a sua empresa!