O assunto hoje é E-mail Marketing e como você pode usá-lo em suas estratégias para impulsionar sua marca.
Para isso, é importante que você saiba que uma estratégia de e-mail marketing bem estruturada pode aumentar as vendas, aproximar o consumidor da marca, ajudar na fidelidade, além de ter baixo custo comparado à quantidade de público alcançado em outros meios.
Bem interessante, não é mesmo? Continue a leitura para aprender muito mais!
O que é E-mail Marketing?
O e-mail marketing é uma forma de estratégia de marketing digital que envia e-mails segmentados e personalizados para se comunicar com o consumidor.
Quando o e-mail foi criado, seu objetivo principal era apenas deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro. Porém, com a evolução da tecnologia, hoje já é possível realizar cadastros na internet, divulgar produtos, enviar mensagens aos consumidores, informar sobre ofertas, dentre tantas outras funcionalidades.
O e-mail marketing é hoje uma das estratégias mais poderosas para se aproximar das clientes, visto que é um canal de comunicação direto entre remetente e destinatário. E para tornar esse meio de comunicação mais eficiente, é possível usufruir de diversos recursos, como: segmentação, personalização e automação.
Benefícios das estratégias de E-mail Marketing
O e-mail marketing pode proporcionar diversos benefícios para aqueles que sabem como definir uma boa estratégia e usar as ferramentas corretas. Veja as principais vantagens e benefícios ao utilizar o e-mail marketing:
- Aumento do tráfego para o site;
- Conteúdos em diversos formatos, de texto a vídeos;
- Conteúdo que chega direto para o público, sem interferência de algoritmo de redes sociais;
- Dados para mensurar os resultados;
- Envio de mensagens personalizadas e segmentadas;
- Flexibilidade;
- Grande alcance;
- Previsibilidade;
- Retorno financeiro;
- Reforço do posicionamento da marca.
Por ser uma ferramenta versátil, o e-mail marketing é uma estratégia precisa. Com ele, você pode traçar e alcançar diversos objetivos para melhorar o desempenho da sua marca.
Confira agora algumas funções essenciais que o e-mail marketing pode assumir na sua estratégia digital:
Entrelaçar relacionamentos: Por meio do e-mail marketing é possível se aproximar dos consumidores com maior intimidade, sem interferências, tornando sua marca mais humanizada.
Atuar no pós-venda: Através deste serviço, você pode enviar mensagens de integração, pesquisas de satisfação ou orientações de trocas e devoluções, por exemplo. Pois, é um canal onde o contato é realizado diretamente com o consumidor.
Nutrir e educar os leads:Uma das tarefas mais importantes no marketing é nutrir os leads e clientes com conteúdo que leve o consumidor a comprar seu produto. E o e-mail marketing é exclusivo para isso, visto que enquanto educa os leads, promove um relacionamento de confiança entre a marca e o consumidor.
Vender: O e-mail marketing possui uma das taxas de conversão mais altas dentre os canais digitais. Dessa forma, você pode usá-lo para realizar vendas.
Promover conteúdos: Os posts das redes sociais, artigos de blogs ou sites, vídeos de YouTube, podem ganhar maior visibilidade ao promover conteúdos através do e-mail marketing, o que gera uma grande possibilidade de engajamento.
Saiba como fazer uma estratégia de E-mail Marketing
Para obter boas estratégias com o e-mail marketing, é necessário se preparar com antecedência, pois o desenvolvimento do trabalho se inicia antes que o e-mail seja enviado. Dito isso, vamos às dicas.
1. Defina qual será o E-mail Service Provider
Utilize ferramentas tanto da versão paga como da gratuita para segmentar listas, personalizar textos, analisar métricas em tempo real, realizar testes A/B e obter informações relevantes para sua marca.
2. Foque em oferecer o melhor conteúdo
Para uma estratégia eficiente é importante conhecer seu público, preferências e tipo de linguagem mais apropriada, para que seu conteúdo se torne atraente e, com isso, os laços entre sua marca e o consumidor sejam fortalecidos.
3. Tenha sua base de e-mails
O primeiro passo é saber quem são os destinatários. E saiba que, enviar conteúdo para quem não deseja receber e-mail marketing vai contra a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e ainda, pode trazer resultados negativos.
Bom, nós ficamos por aqui. Esperamos que tenha compreendido a importância do e-mail marketing e como usar suas estratégias para alavancar seu negócio e atingir novos alcances. E se precisar de ajuda, fale com a nossa equipe!