A representatividade tem como fator principal a construção de subjetividade e identidade dos grupos e indivíduos que integram esse grupo. E falando em publicidade, essa indústria teve, por muitos anos, papel importante na construção de modelos aspiracionais para as pessoas. Comerciais de TV, anúncios em revistas e jornais e, mais recentemente, imagens postadas nas redes sociais, levam imagens e conteúdo de idealização de estilos de vida, aparências e itens de consumo.
Por isso, com todas as transformações sociais dos dias atuais, é preciso repensar em como deixar as campanhas na publicidade mais inclusivas, de forma a celebrar a diversidade.
Vamos falar mais sobre isso a seguir.
Estereótipos na Publicidade
A falta de representatividade na Publicidade ainda é algo bem latente. Generalizações sobre grupos sociais, ideias e imagens preconcebidas sobre algo ou alguém ainda são formas de disseminar padrões e idealizações do que é ou não aceito.
Na maior parte das peças publicitárias, as mulheres ainda aparecem executando tarefas relacionadas à maternidade e tarefas do lar, enquanto homens são mostrados em situações de poder e autoridade.
A questão étnico-racial também é um fator que merece atenção nessa transformação já que a maior parte das campanhas é protagonizada por pessoas com aparência de padrão europeu.
O mesmo acontece com outros grupos minorizados como os LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Importância do apoio à diversidade
O apoio à diversidade na indústria publicitária não é só uma questão de justiça social e conscientização, mas também uma estratégia para humanizar as marcas, conectá-las com públicos diversos que ainda não se sentem representados.
Já existem pesquisas, como a Global Consumer Pulse, que comprovam que as pessoas se sentem mais inclinadas a consumirem produtos e serviços de empresas que estejam alinhadas aos seus valores de vida.
Na era das redes sociais, a informação está cada vez mais democratizada e a potência das vozes dos usuários se multiplica, portanto, se a empresa não se posiciona diante destas transformações do mundo, a omissão as posiciona de alguma forma, gerando cobranças desta audiência ativa da internet.
Como trazer representatividade?
É certo que toda a desconstrução leva tempo e são necessários exercícios diários de mudança de comportamento e fala, bem como letramento. Mas, algumas atitudes já podem ser bem relevantes para a representatividade em campanhas publicitárias, principalmente na produção de conteúdo, escolha de imagens e discursos.
Vamos listar algumas aqui:
- Visibilidade para pessoas negras: Pessoas negras somam 54% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e ainda assim continuam invisíveis nas imagens publicadas na mídia. Por isso,é preciso ter o olhar atento e treinado de toda a equipe de criação, quanto mais pessoas diversas na sua equipe, maior as chances da produção de conteúdos representativos.
- Experiências digitais para 60+: Com a expectativa de vida cada vez maior, é uma ilusão ainda retratar as pessoas dessa geração fazendo atividades como tricô. Portanto, pensar na experiência digital para os 60+ de forma atrativa e disruptiva é um caminho para o sucesso na inclusão.
- Derrube as barreiras da deficiência: O discurso antigo de que a deficiência é um obstáculo a ser superado, como sinal de heroísmo, não cabe mais na atualidade. Manchetes há muito tempo são construídas por esse estereótipo e isso não tem nada de inclusivo. As pessoas com deficiência querem fazer parte da sociedade e serem ativas como qualquer outra pessoa.
- LGBTQIAPN+ em todo lugar: A representação e a visibilidade desses grupos em campanhas de marketing limitam-se à generalização. A comunidade é constantemente atrelada à bandeira LGBTQIAPN+, à parada gay, às festas e ao lazer. É preciso colocar representatividade dessas pessoas em contextos de mercado de trabalho, empreendedorismo, escola, segurança, cultura e consumo.
É importante lembrar que participar desse movimento é contribuir para a desconstrução de estereótipos e para novos caminhos no futuro do marketing.
A a.ndc está sempre reforçando a importância dessa transformação e, por isso, preocupa-se em trazer inclusão e representatividade em seus conteúdos, bem como auxiliar empresas interessadas em modificar seu posicionamento.
Se sua marca ou empresa também precisa dessa transformação, fale conosco! Será um prazer fazer parte desse processo de inovação!