Os 6 Pilares da Diversidade

A Diversidade está presente em tudo, faz parte da natureza humana. É a convivência de diferentes características dentro de um mesmo espaço ou ambiente. Enquanto o termo diversidade refere-se à pluralidade humana, inclusão diz respeito criação de ambientes acolhedores, nos quais indivíduos se sintam confortáveis para manifestar suas diferentes perspectivas e posicionamentos. Já equidade está ligada a dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Entenda neste breve artigo um pouco mais sobre o que diz respeito cada um dos 6 Pilares da Diversidade1.

LGBTQIAPN+

A luta por direitos iguais da comunidade LGBTQIAPN+ é um capítulo à parte na história do mundo. Cada vez mais, é nosso dever o desenvolvimento de direitos e políticas públicas para a inclusão da comunidade na sociedade, criando mais oportunidades e trazendo equidade a essa grande parcela da população.

Étnico-racial

Pessoas negras constituem apenas 5% do quadro executivo das 500 maiores empresas do país, e mulheres negras, 0,4%. A população negra representa 65% dos desempregados no Brasil e, mesmo quando inseridos no mercado de trabalho, o abismo salarial entre negros e brancos corresponde a 58%. É preciso expandir esse debate e deixar muito claro o que é diversidade racial, para tornar a sociedade como um todo mais inclusiva.

Gênero

É a presença e o equilíbrio entre pessoas do gênero feminino e masculino num mesmo ambiente, com as mesmas oportunidades e tratamento. Cada indivíduo deve ser valorizado por suas experiências e contribuições, independentemente de seu gênero.

Geracional

A diversidade geracional é o conceito de abranger profissionais de diferentes faixas etárias em um mesmo ambiente de trabalho, com base em respeito mútuo. Desse modo, é possível gerar uma pluralidade de perfis e contribuir para a formação de ideias pela reunião de experiências e competências.

Pessoas com Deficiência

Pessoas com Deficiência também são frequentemente alvos de ocorrências preconceituosas. A participação de PCDs em cargos executivos representa somente 2% dos colaboradores. Todo o esforço deve ser empregado visando mudar esse quadro.

Origem e Cultura

Engloba a variedade de origens étnicas, culturais e geográficas. Destaca a importância de reconhecer e respeitar as diferentes culturas, heranças, histórias e perspectivas individuais. Valorizar a origem de cada indivíduo não apenas celebra a diversidade, mas também fortalece a coesão social e contribui para um espaço mais aberto, tolerante e harmonioso.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Fale conosco!


  1. Atualizado em 21/08/2023 para 6 Pilares da Diversidade, agora contemplando o pilar Origem e Cultura; e adicionado o N de LGBTQIAPN+. ↩︎

Receba nossas News

Posts recentes

Categorias