O funil de vendas é uma metodologia pela qual as empresas podem visualizar de forma bem clara os resultados que estão sendo ou não alcançados com as vendas. E essas informações são importantes para os gestores aprimorarem seus objetivos e estratégias.
O funil de vendas também é um dos conceitos primordiais para aplicar o Inbound Marketing e aumentar os resultados comerciais da sua empresa. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre como o funil de vendas funciona.
O que é um Funil de Vendas?
Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela. Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.
E essa jornada do cliente é realizada em 4 etapas, sendo elas:
Aprendizado e Descoberta
• O cliente ainda não sabe que tem um problema. Portanto, o objetivo dessa etapa é fazer com que ele encontre o problema.
Reconhecimento do Problema
• Nesse momento, é importante o cliente reconhecer que tem um problema, para buscar possíveis formas para solucioná-lo.
Consideração da Solução
• Nessa etapa, o cliente já sabe qual é o problema e não descansa enquanto não o solucionar.
Decisão de Compra
O cliente está buscando e pesquisando opções que melhor se encaixam em seu contexto para solucionar o seu problema. Esse é o momento da escolha.
Quais os benefícios do Funil de Vendas para a sua empresa?
Uma das maiores vantagens dessa metodologia aplicada em sua empresa, é poder identificar alguns padrões de vendas que se repetem. E através dos dados é possível verificar se as ações realizadas pela empresa estão atingindo os clientes certos, ou se elas estão passando despercebidas.
Por isso, entender como o funil de vendas funciona e se organizar a partir dele, contribui para que as ações se tornem assertivas e o foco se volte para o que realmente é importante, melhorando grandemente a produtividade.
Dito isso, confira a seguir as cinco principais vantagens do funil de vendas:
5 Principais Benefícios do Funil de Vendas
- Maior produtividade
Com o funil de vendas bem estruturado é possível verificar a produtividade dos vendedores e analistas de marketing. E ao obter informações sobre possíveis dificuldades e resultados alcançados, determinadas ações podem ser tomadas para melhorar os resultados.
- Melhor aproveitamento de oportunidades
Através do funil implementado você pode acompanhar o status das vendas em tempo real. Assim, é mais fácil usar estratégias para aumentar a possibilidade de finalizar um negócio.
- Otimização da gestão
O objetivo do funil é segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada processo mais rápida e objetiva, o que proporciona à equipe de gerenciamento mais foco e assertividade.
- Previsibilidade de resultados
No funil de vendas cada etapa depende do desenvolvimento da etapa anterior, para saber corretamente quantas pessoas irão gerar determinado número de clientes ao final do processo.
E ao monitorar sua equipe, é possível prever se os setores de marketing conseguirão finalizar a meta no tempo estimado para cumpri-la.
- Respostas para o desenvolvimento de produtos
Na medida em que for se relacionando com os clientes, você obterá informações preciosas que permitirá aperfeiçoar os seus serviços e/ou produtos. Através disso, sua empresa poderá promover aos clientes melhores experiências e expectativas alcançadas.
Assim, você terá maior fidelização e conseguirá atrair novos clientes, o que aumentará o seu nível de vendas.
Aplicando todas essas dicas em sua empresa, as ações serão mais direcionadas e você atingirá quem precisa ser atingido, no momento e hora certa. Por isso, definir o funil de vendas é essencial.
Sendo assim, se a sua empresa já possui um funil de vendas? A a.ndc pode te ajudar a defini-lo, para que sua empresa continue crescendo e alcançando cada vez mais resultados.
Até mais!