ESG: Conheça a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade

Provavelmente você já ouviu falar sobre ESG, mas você sabe o que é e por que a prática é tão valorizada pelo mercado?

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) em inglês, ou ASG (Ambiental, Social e Governança) em português, define se como empresas operam de maneira socialmente responsável e com gestão adequada. Esse conceito descreve o comprometimento das empresas em minimizar os impactos ao meio ambiente, cuidar das pessoas e adotar boas práticas administrativas.

Sendo assim, o ESG surgiu no mercado financeiro como uma métrica para avaliar o impacto das ações de sustentabilidade nos resultados das empresas. A sigla foi orientada em 2004, durante um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), uma rede vinculada à ONU, com o objetivo de conscientizar os investidores sobre a importância dos investimentos financeiros.

Além disso, a sigla ESG ou ASG possui três princípios básicos:

Environmental (Ambiental)

Essas práticas estão relacionadas ao meio ambiente e, além disso, incluem debates sobre o aquecimento global, redução da emissão de carbono, gestão de resíduos, adoção de fontes de energia renováveis, políticas de preservação florestal (se aplicável), controle do fumo do ar e da água, e combate ao desmatamento, entre outros.

Social

Sendo assim, a responsabilidade social está diretamente ligada ao impacto da empresa em benefício da comunidade. Portanto, envolve a atenção aos direitos humanos, o cumprimento das leis trabalhistas, a garantia de segurança no trabalho, o investimento social privado, a promoção da diversidade na equipe, a proteção de dados e privacidade, e outros aspectos relevantes.

Governance (Governança):

Refere-se às políticas e administração da empresa como conduta corporativa, práticas anticorrupção, composição do conselho, auditorias, existência de um canal de denúncias, entre outros. 

Além disso, deve-se avaliar outros pontos, como:

  • Relatórios financeiros completos e honestos;
  • Remuneração dos acionistas;
  • Transparência financeira e contábil;
  • Entre outros.

Portanto, busca também compreender se essa remuneração está ligada aos aspectos do índice e conectada ao valor de longo prazo, a viabilidade e a lucratividade da empresa.

Quais as vantagens que o ESG oferece para as empresas?

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à responsabilidade social e com a postura das empresas frente a elas.

Sendo assim, diante deste cenário, observe algumas vantagens para as empresas que aderem o ESG nas suas estratégias:

• Redução nos Custos

O Environmental, Social and Governance (ESG) pode beneficiar sua empresa de diversas formas. Uma delas é a redução dos custos operacionais, uma vez que as empresas que incorporam práticas de ESG são reconhecidamente reconhecidas como as melhores gerenciadas.

• Melhor Reputação

Por meio do Environmental, Social and Governance (ESG) os consumidores valorizam cada vez mais empresas engajadas em causas ambientais, o que significa que as empresas que adotam práticas de ESG podem contar com o apoio e preferência dos consumidores.

• Fidelização de Clientes

Além disso, o ESG pode fazer com que o nível de fidelidade do cliente com a empresa aumente, pelo muitos clientes apoiarem empresas que compartilham seus valores. 

• Sustentabilidade e Transparência

O Environmental, Social and Governance (ESG) se destacam por sua transparência, além disso, são mais propensas a adotar políticas que protegem o meio ambiente e promovem a responsabilidade social. Sendo assim, essas empresas são líderes no mercado quando se trata de práticas saudáveis ​​e de impacto positivo na sociedade. 

• Segurança para o Investidor

Os investidores veem o investimento em ESG como uma forma de investimento mais segura.

• Linhas de Créditos Especiais

Muitos bancos e instituições financeiras estão oferecendo linhas de crédito para empresas que possuem uma boa classificação em ESG.

• Competitividade

Por serem vistas como sendo mais inovadoras, de modo geral, as organizações com alta classificação em ESG são constantemente mais competitivas. 

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de se ter esse conjunto aplicado em sua empresa. Deseja colocar o ESG em prática em sua empresa? A a.ndc pode te ajudar!

Para mais informações, entre em contato conosco!

Até mais!

Receba nossas News

Posts recentes

Categorias