Conteúdo Evergreen: Como criar conteúdo sem data de validade

Você pode até não saber o que é conteúdo evergreen, mas com certeza você consome esse tipo de conteúdo quase todos os dias na internet.

A palavra evergreen em tradução livre para português significa “sempre verde”. Os conteúdos carregam essa nomenclatura porque eles não envelhecem, ou seja, não possuem prazo de validade, podendo ser acessado por diversas pessoas em diferentes datas.

O conteúdo evergreen, que também pode ser chamado de conteúdo perene e duradouro, é todo o conteúdo otimizado para as buscas orgânicas que continua relevante e permanece “atualizado” para os leitores por um longo período de tempo. Mesmo após muito tempo da sua publicação, esse conteúdo continua atendendo e respondendo as dúvidas do leitor, mantendo assim um fluxo constante de tráfego orgânico.

Os conteúdos Evergreen sempre são novos para os leitores que estão em busca de respostas e informações. E conteúdos amplos, completos e atemporais são o que vão ajudar a diferenciar seu site de seus concorrentes. 

Como criar um conteúdo sem data de validade

Como vimos acima, o objetivo do conteúdo evergreen é produzir um conteúdo atemporal.  E para impedir que seu conteúdo não fique preso a uma determinada data, é necessário analisar como o texto está sendo escrito. 

Para que seu conteúdo alcance mais pessoas e um nível de atemporalidade, é preciso tomar cuidado com as palavras usadas em seus textos. E algo interessante a ser feito é utilizar técnicas de SEO para criar o seu conteúdo.  

Dito isso, separamos duas dicas que poderão ajudar você na criação de conteúdo evergreen:

Crie um conteúdo com datas concretas: Evite palavras como “ontem”, “hoje” e “amanhã”, use datas concretas, se necessário. Por exemplo, ao invés de falar “Aconteceu ontem o show da banda Unidos do Engajamento”, use “Aconteceu no dia 13 de março o show da banda Unidos do Engajamento”.

Use contextualizações ao invés de advérbios de tempo: Os advérbios de tempo como “atualmente” e “hoje em dia” podem ficar presos ao tempo. Por isso, utilize contextualizações que transmitem fatos reais e não genéricos.

Por que o conteúdo Evergreen é importante?

Um aspecto importante e que vale ser ressaltado é que, a relevância é o ponto principal do Marketing de Conteúdo. 

Ao criar e divulgar conteúdos que são relevantes para sua persona regularmente, você está chamando a atenção do cliente de maneira recorrente e sustentável. 

E o conteúdo evergreen possui um papel importante nesse processo, por quatro motivos:

Reforça a autoridade da sua marca

Saiba que o conhecimento e a autoridade são essenciais e inseparáveis. As marcas que possuem esses elementos são vistas como confiáveis pelo público, o que contribui para um maior alcance nas vendas. 

Ao compartilhar um conteúdo sem prazo de validade, os leitores irão se lembrar da sua marca por muito tempo. E essa associação à sua marca reforça a sua autoridade, tornando a sua marca como uma referência.

Possui alto potencial de ganhar links

Por ser tão considerável e importante, a autoridade é um dos principais critérios que o Google usa para estimar o ranking das páginas e ordená-las nos resultados de busca. 

Quando se fala na expressão ‘ganhar links’, o conteúdo evergreen tem dois grandes benefícios: 

Por ser um conteúdo completo, bem embasado ou até mesmo um guia prático, ele é relevante para um público considerável.

Pelo fato de não envelhecer, o conteúdo evergreen continuará ganhando novos links por um período de tempo maior, o que contribui para que a autoridade de sua página continue aumentando, e ainda proporciona qualidade e quantidade de links.

Atrai mais visitantes vindos do Google

Uma boa forma de atrair visitantes para sua página e obter bons resultados em sua estratégia de palavras-chaves, é otimizar seus conteúdos evergreen para estarem posicionados na primeira página do Google. 

Eles poderão ter um volume menor de busca, por serem mais específicos, mas poderão se manter nos primeiros resultados. E ao somar os cliques mensais, verá que eles geram mais tráfego orgânico a longo prazo.

Ajuda a segmentar seus leads

Diferente dos conteúdos noticiosos que geralmente atraem as pessoas, os conteúdos perenes contribuem para alcançar os assuntos de maior interesse de cada um de seus leads.

 

Agora que você já leu e sabe o que é conteúdo Evergreen, você pode criar conteúdos mais perenes e para levar a sua marca a alcançar resultados mais eficientes e sustentáveis. 

 

Até mais!