O assunto hoje na a.ndc é sobre conteúdo Evergreen. Você sabe o que é e como você pode criá-los?
Antes de dar continuidade a nossa conversa, vamos entender o que é Evergreen. Bora lá?
O que é Conteúdo Evergreen?
A palavra “Evergreen”, que significa “sempre verde” em português, é atribuída aos conteúdos que não envelhecem, ou seja, não possuem um prazo de validade definido, permitindo que sejam acessados por pessoas em dados diferentes.
O conteúdo Evergreen, também conhecido como perene ou duradouro, é otimizado para buscas orgânicas e mantém sua conexão ao longo do tempo, mantendo-se “atualizado” para os leitores. Portanto, mesmo após um longo período desde sua publicação, ele continua a atender às necessidades do público, com o tráfego de acessos aumentando gradualmente.
Sendo assim, os conteúdos Evergreen sempre são considerados novos pelos leitores que estão em busca de respostas e informações. São os conteúdos amplos, completos e contemporâneos que diferenciam seu site dos concorrentes.
Como criar conteúdo sem data de validade
Como mencionado anteriormente, o objetivo do conteúdo Evergreen é produzir materiais atemporais. Para evitar que seu conteúdo fique limitado a uma data específica, é importante analisar a redação do texto.
Para ampliar o alcance do seu conteúdo e garantir sua atemporalidade, é fundamental prestar atenção nas palavras utilizadas. Uma abordagem interessante é usar uma ferramenta de SEO para desenvolver seu material.
Com base nisso, compartilhamos duas dicas que podem auxiliá-lo na criação de conteúdos sem dados de validade. Aqui estão elas:
- Crie um conteúdo com datas concretas: Evite palavras como “ontem”, “hoje” e “amanhã”, mas use datas concretas, se necessário.
- Use contextualizações ao invés de advérbios de tempo: Os advérbios de tempo como “atualmente” e “hoje em dia” podem ficar presos ao tempo. Por isso, utilize contextualizações que transmitem fatos reais e não genéricos.
Por que conteúdo Evergreen é importante?
Contudo, a relevância é o ponto principal do Marketing de Conteúdo, e é importante destacar esse aspecto.
Sendo assim, ao criar e compartilhar regularmente conteúdos relevantes para sua persona, você atrai a atenção do cliente de forma contínua e sustentável.
O conteúdo Evergreen desempenha um papel crucial nesse processo, por quatro motivos:
1. Reforça a autoridade da sua marca
Entenda que o conhecimento e a autoridade são elementos indispensáveis e indissociáveis. As marcas que possuem esses atributos são percebidas como ansiosas pelo público, o que, por sua vez, impulsionam um maior alcance nas vendas.
Além disso, ao compartilhar o conteúdo perene, os leitores terão uma lembrança duradoura da sua marca. Essa associação fortaleceu sua autoridade, consolidando-a como uma referência no segmento.
2. Possui alto potencial de ganhar links
A autoridade é um significado significativo e fundamental para o Google ao estimar o ranking e a ordenação das páginas nos resultados de busca, portanto, é um elemento de extrema importância.
Quando se fala na expressão ‘ganhar links’, o conteúdo Evergreen tem dois grandes benefícios:
- Por ser um conteúdo completo, bem embasado ou até mesmo um guia prático, ele é relevante para um público considerável.
- Pelo fato de não envelhecer, o conteúdo Evergreen continuará ganhando novos links por um período de tempo maior, o que contribui para que a autoridade de sua página continue aumentando, e ainda proporciona qualidade e quantidade de links.
3. Atrai mais visitantes vindos do Google
Uma boa forma de atrair visitantes para sua página e obter bons resultados em sua estratégia de palavras-chave, é otimizar seus conteúdos Evergreen para estarem posicionados na primeira página do Google.
Eles poderão ter um volume menor de busca, por serem mais específicos, mas poderão se manter nos primeiros resultados. E ao somar os cliques mensais, verá que eles gerarão mais tráfego no longo prazo.
4. Ajuda a segmentar seus leads
Por fim, ao contrário dos conteúdos noticiosos que costumam atrair a atenção das pessoas, os conteúdos perenes são capazes de abordar os assuntos de maior interesse de cada um dos seus leads.
Agora que você já está conhecendo o conceito de conteúdo Evergreen, você pode produzir materiais mais duradouros, impulsionando sua marca para alcançar resultados eficientes e eficientes.
Até mais!