Atualmente, existem diversas ferramentas para utilizar em estratégias de marketing e branding. Com a música não seria diferente. Presente em anúncios e filmes comerciais, as pessoas são embaladas em músicas estrategicamente pensadas para cada marca.
Com a chegada dos streamings de música, as marcas observaram um potencial nas playlists personalizadas, destinadas a se conectar com seu público e transmitir uma mensagem.
Playlists como estratégia de marketing
A música é utilizada como forma de expressão há muitos anos, inclusive no cinema, definindo o tom de cada cena.
Utilizar playlists para fortalecer a experiência de seus clientes ou público que se identifica com a marca pode ser uma estratégia excelente para criar conexões com as pessoas. Isso porque, de forma sutil, a empresa se associa às músicas que esse público gosta.
Curadoria de música
A curadoria musical é o processo de selecionar, organizar e apresentar cuidadosamente uma coleção de músicas ou obras musicais para um público específico ou com um objetivo específico. E ter um objetivo, definir “pra quê” aquela playlist serve fortalece a estratégia e engaja pessoas a incluírem as músicas selecionadas para determinado momento do dia.
Associar sua marca ou empresa a uma playlist cuidadosamente pensada com um objetivo é fazê-la presente desde os momentos mais triviais aos mais importantes da vida do seu público.
Playlists patrocinadas
O Spotify disponibilizou a ferramenta das playlists patrocinadas, abrindo espaço em suas 14 playlists mais populares para marcas incluírem seus logos, isso inclui a publicidade que chega aos ouvintes entre uma música e outra no modo Spotify Free.
5 Marcas que criaram playlists de sucesso
- FORD: Uma das empresas que mais gosta de usar essa estratégia é a Ford, que aproveitou para divulgar o lançamento da nova geração do clássico Mustang Ford, lançando, no dia do Rock, 6 playlists em parceria com o Spotify. Elas celebram 6 momentos diferentes do rock e do Mustang.
- STARBUCKS: Starbucks também é uma grande parceira do Spotify. Em suas lojas físicas é possível ouvir suas playlists enquanto saboreia um café. A grande sacada foi aproveitar o hype do fim do “The Eras Tour” da cantora Taylor Swift nos EUA para criar uma playlist com 122 músicas da cantora e trazer mais pessoas para as cafeterias. Essa estratégia fortalece a marca através dos canais de notícias.
- H&M: A H&M também utiliza suas playlists do Spotify nas lojas físicas com objetivo de trazer a atmosfera in store(dentro da loja). Mas, as playlists fizeram tanto sucesso que ultrapassaram as barreiras das lojas físicas, tornando-se populares online e rendendo elogios nas redes sociais.
- WARNER MUSIC BRASIL: A gigante do mundo da música também aderiu às playlists do Spotify para garantir a visibilidade dos artistas sob o selo da Warner. Com o Topsify, site criado especialmente para integrar os compilados musicais em diferentes sites, os artistas ficam em constante divulgação ao tocar nas playlists altamente populares do streaming.
- CALÇADOS PICCADILLY: Antiga usuária do Spotify, a Calçados Piccadilly desenvolveu uma estratégia 100% online para o Dia da Mulher em 2019 e usou a plataforma para lançar uma música exclusiva, a “Todas”, cantada por Liège, Gisele De Santi e Nalanda.
Falar de música é tão inspirador e empolgante que dá vontade de ficar falando durante horas, não é mesmo? Então, aproveite essas dicas para pensar em como você pode aplicar essas estratégias para sua empresa e criar um relacionamento mais próximo com seus clientes.
E se tiver alguma dúvida sobre qual estratégia utilizar para se conectar com seu público, conte com a a.ndc para te ajudar em cada passo dessa estratégia!